Webduino é um projeto que está sendo desenvolvido como o apoio do CNPq pelo GoPEF (Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da PUC/SP), na área de tecnologia educacional e em poucas palavras é um laboratório de controle e sensoriamento remoto baseado no uso da plataforma Arduino.
Mas por que o Arduino?
Dentre as inúmeras justificativas para sua utilização está na existência de um grande número de projetos disponíveis na web em diferentes idiomas e em diferentes áreas do conhecimento caracterizando esta plataforma, como uma tecnologia essencialmente interdisciplinar.
Este projeto pretende desenvolver diferentes recursos didáticos que possibilitem não apenas ensinar conceitos Físicos, mas também traga aos nossos jovens e professores um maior domínio da tecnologia.
Pretendemos neste projeto também utilizar plataformas como Pachube para compartilhar experimentos on-line possibilitando incorporar o Ensino de Ciências na já conhecida rede de sensores, agregando valores à experimentação didática.
Por outro lado, a implantação de laboratórios de sensoriamento e controle baseado em plataformas livres como as do Arduino, torna o weblab deste projeto muito próximo a realidade do usuário, potencializando os recursos disponíveis e amplamente compartilhados na web, desmistificando a experimentação como um todo. Em outras palavras, o usuário terá acesso à documentação do projeto, seus códigos fontes e poderá, se assim o desejar, montar o seu sistema, manipulá-lo e disponibilizá-lo em redes como o Pachube.
O que o Webduino traz de novo?
Um dos aspectos inovadores deste projeto está associado ao desenvolvimento de um laboratório de controle e sensoriamento remoto, voltado ao ensino de Ciências, totalmente apoiado em uma plataforma open-source em hardware e software conhecida e amplamente difundida na internet - Arduino - numa perspectiva de aplicação concomitante à Realidade Virtual Aumentada.
Tratando-se de uma OSI o usuário terá acesso à documentação pertinente a cada experimento proposto, qual seja: códigos fontes, esquemas elétricos e vídeos ilustrativos mostrando cada etapa de construção e montagem, etc.
Pretendemos no Webduino disponibilizar diferentes modos de interação com os experimentos que vão desde manipulação via interface gráfica até uma imersão em ambiente 3D através de RVA, o que por si lhe atribui uma característica inovadora.
Igualmente inovador será o desenvolvimento d recursos destinados ao ensino de ciências em nível fundamental em que se pretende criar aplicativos que possibilite manipular e interagir com experimentos remotos utilizando o Physical EToys, que é um ambiente de programação visual integrado a interface Arduino e baseado do Squeak EToys já muito utilizado com fins educacionais. Estes aplicativos deverão possibilitar que usuários do Squeak Etoys de diferentes faixas etárias possam manipular os equipamentos através de mídias interativas inteiramente adaptadas a sua realidade o que, certamente contribuirá na ampliação dos recursos educacionais para do projeto UCA (Um Computador por Aluno) no Brasil
Um WEBLAB, com tais características, além de inovador poderá contribuir para uma maior difusão e divulgação da ciência, despertando o interesse dos nossos jovens para uma área que tem sofrido uma forte queda em todo mundo e mais acentuadamente no nosso país.
Para saber mais visite o blog do projeto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário